MTC Receber do Núcleo Agrário,homenagem de reconhecimento pela luta pela Permeância na Terra no Brasil

Na solenidade de celebração de 25 anos de criação do Núcleo Agrário do PT foi realizado no dia 07 de dezembro de 2016 no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados ocorreu o semanário de comemoração do Núcleo. Atualmente, o Núcleo é coordenado pelo deputado João Daniel (PT-SE).

O seminário também contou com a representantes de movimentos sociais que atuam no campo, entre eles o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo MTC, que também foi homenageada e recebeu uma placa de reconhecimento pelo seu trabalho de luta pela permanecia na terra.

SOBRE O NÚCLEO AGRÁRIO DO PT
O Núcleo Agrário do PT foi criado na legislatura 1991/1995 com as participações de cinco deputados diretamente comprometidos com as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, dentre os quais, uma mulher trabalhadora rural. Esse Núcleo, além de atender a uma necessidade de organização da intervenção da bancada, visou organizar um espaço de articulação das lutas e da resistência dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no parlamento, que tradicionalmente fora ocupado sem maiores oposições pelos representantes do latifúndio e do agronegócio.

A presença dos movimentos sociais e sindical e a articulação das ações parlamentares com as lutas sociais têm sido um elemento diferencial introduzido pelo Núcleo Agrário no âmbito da Bancada Federal do PT. Esse fator de reciprocidade entre as lutas sociais e no plano institucional certamente contribuiu para conquistas importantes em termos de legislação e na formulação e implantação de políticas públicas nestes 25 anos de história do Núcleo.

Nos últimos 25 anos, em todas as legislações que tem referência com o Agrário e a Agricultura Familiar tem a marca do Núcleo Agrário, em maior ou menor grau, às vezes em emendas e outras como autores e autoras.

Em todo esse período, sempre foi uma trincheira de proposições e elaborações na batalha das ideias e para a resistência neste espaço que foi ocupado por todos os movimentos que defendem a reforma agrária, o direito à terra, ao território e aos bens naturais.
A maioria das pessoas presentes reafirmou que essa luta é dura e longa e o Núcleo é um espaço do PT que articula os parlamentares e os movimentos sociais.

LUTAS
Nestes anos, o Núcleo Agrário do PT lutou permanentemente pela reforma agrária, a conquista, ampliação de programas para a agricultura familiar, a exemplo do Pronaf e o PAA. A histórica luta por um seguro rural. A conquista dos direitos previdenciários para as trabalhadoras rurais. A permanente luta contra os agrotóxicos e ao direito a uma alimentação saudável. A resistência na luta pela educação do campo em defesa dos indígenas, quilombolas, e comunidades tradicionais.

Nestes 25 anos, muitos companheiros tombaram na luta, assassinados pelo latifúndio. Vários ainda esperam por justiça e, neste momento de comemoração, o Núcleo renovou os seus compromissos pela continuidade dos esforços para impedir a impunidade de todos os assassinos dos trabalhadores e trabalhadoras engajadas nas suas lutas, bem como na luta atual contra o retrocesso e na retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*