NOSSAS CONQUISTAS

Nossa organização ao longo dos anos vem pautando nas jornadas de lutas várias reivindicações. Vejamos abaixo um quadro de atuação e conquistas:

Fortalecimento da agricultura camponesa

Através de um processo de formação continuada e do incentivo da prática de troca de conhecimentos entre os camponeses das nossas bases, estamos resgatando os costumes de produção camponesa sem o uso de agrotóxico em um perspectiva de produção agroecológica e auto sustentável, sendo assim estamos organizando os camponeses para produção de alimentos saudáveis para sua auto sustentação e promovendo a comercialização direta nas feiras e programas de governo como PAA, PENAE eliminando a figura do atravessador. 100_1336

Resgate das sementes crioulas e implantação do banco de ferragem

sem-titulo A partir de várias discussões que tivemos junto com ASA e da realização da nossa jornada de luta, conquistamos junto ao governo do estado de Alagoas a liberação de recurso para fortalecer a implantação de bancos de sementes e a garantia de compra das sementes crioulas dos nossos próprios agricultores e distribuição para BCS e ainda conquistamos máquinas como batedeira, peneradeira, plantadeira, silos e balança para fortalecer a agricultura camponesa.

 

Moradia camponesa

Em audiência com a Caixa Econômica Federal conquistamos a garantia de 600 casas para os camponeses organizados no MTC. eliandro-ahnert-sgp

Educação do campo

13887067_1352378738124668_2615879026667831012_n
  • Eja – implantação de 40 turmas de alfabetização de jovens e adultos, sendo beneficiados mais de 800 alunos das comunidades camponesas.
  • Pró-jovem saberes terra – implantação de turmas do programa nas comunidades onde temos base, ofertando escolarização e qualificação técnica para mais 100 jovens do campo.
  • Biblioteca comunitária e ponto de leitura – conquistamos um acervo de livros do I Concurso Machado de Assis, e a implantação de arca das letras onde disponibilizamos os livros para toda a comunidade.
  • Graduação em educação do campo – através do convênio dos movimentos sociais entre UNEAL, INCRA e MEC conquistamos vaga para educadores do campo para que filho de agricultores possa ter acesso a universidade.

Centro de formação Irmã Dorothy

A partir de um longo processo de formação que vinha sendo construído por nós, foi necessário conquistar um espaço físico que possa nos possibilitar momento de reflexão sobre nossa organicidade e nosso jeito de viver e produzir para isto já temos conquistado um espaço as margens do rio Cururipe, com surgimento do MTC também nasce o desejo de consolidar o Centro de Formação Irmã Dorothy sendo assim hoje existem vários processos de formação em parceria com universidade e outros movimentos e além de ser desenvolvido atividade como capoeira para criança e adolescentes, curso de pintura para mulheres camponesas e ainda dispomos de uma sala de inclusão digital com 11 computadores a serviço das comunidades camponesas. 10286618_290134457817425_390795986_o

Nossa marca e nossa produção

logo O MTC lançou sua marca de produtos da agricultura camponesa produtos chamados “Cheiros da terra” onde comercializamos doces de leite, bolos, ovos, mel, queijo, galinha caipira e toda produção das comunidades camponesas. Onde atualmente já comercializamos para PAA/CONAB e destinamos em forma de doação para as entidades filantrópicas e outra parte da produção é comercializada através da nossa central de comercialização do MTC.