NOSSOS SÍMBOLOS

A crença na luta popular, precisa ser cheia de convicções no trabalho, na solidariedade e na liberdade. Na simbologia  dos camponeses está a força, a beleza, a garra e a cultura, nesta perspectiva  o Movimento  dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo – MTC ao longo de sua história trás presente alguns instrumentos que nos ajuda a manter a mística viva, como a enxada que representa um meio de trabalho, o chapéu de palha que serve para proteger do sol e ao mesmo tempo em que valoriza a culturas dos povos,  a quartinha que serve para armazenar água para levar para o roçado, sendo que a luta pela água e terra foi um motivador pelo surgimento do MTC, a bandeira, o grito de ordem que demonstra nossa identidade e força pela luta na defesa da vida, nosso materiais de estudo acúmulo de uma história que queremos partilhar com outros movimentos.

Por isso a bandeira do MTC, sementes e cânticos da luta devem estar presente em todo memento na vida do movimento para alimenta a mística camponesa. Assim e necessário que todos saibam que a nossa bandeira ele e cara de cada camponês que participa do MTC por ela nos representa vamos entender melhor o significado da bandeira do MTC;

— o que representa o:

  • Cor Verde — cor do campo; da esperança da construção de nova sociedade justa. Também significa Fe e perseverança; compromisso e solidariedade a luta camponesa e auto-afirmação de movimento campesino comprometido com a luta internacional.
  • Circulo — significa unidade e construção coletiva e afirmação dos princípios e valores do mtc
  • Sol — significa a força e vigor da classe trabalhadora e dos camponeses e convicção  na construção do socialismo e auto afirmação de movimento de orientação socialista  e a nova sociedade já esta presente.
  • Homem, mulher e criança — significa a participação da família camponesa no MTC.
  • Mulher de vermelho significa a sangue e força e garra e resistência das mulheres na construção do MTC, a cuia e sementes na mão da mulher significam a luta pela água e a terra.
  • As sementes — simboliza a defesa da vida no campo e a construção do projeto de agricultura camponesa.
  • Homem com enxada e chapéu de palha — significa a identidade camponesa, trabalho e relação de um movimento de classe.
  • mínimo com alimentos — significa a continuidade da vida no campo,produzindo alimentos saudável
  • Trabalhadores em fileira — significa os camponeses e camponesas organizados e mobilizados nos grupos de base do MTC para luta para permanecer na terra