MTC realizar encontro estadual da juventude camponesa

Como sementes onde germina a esperança, a juventude se espalha qual planta onde se alimenta a vida. E foi neste clima de semeadora que o MTC nos dias 13, 14 e 15 de abril de 2018, em Arapiraca, realizou o Encontro Estadual da Juventude Camponesa. Estiveram presentes jovens dos municípios de Cacimbinhas, Igací e Girau do Ponciano. Com uma programação bastante diversa, no primeiro dia foi o momento de chegança das caravanas se conheceram e firmarem os passos para as atividades seguintes. O segundo dia foi marcado com a mística de abertura que refletiu sobre a ancestralidade envolvida na vida de cada jovem presente, e como a ancestralidade indígena, quilombola interage com a identidade camponesa. Houve estudos dirigidos com textos dos cadernos de formação do MTC, sobre organização da juventude e seu papel no fortalecimento das bases. A tarde eles tiveram um encontro com o lazer, realizando uma gincana com partida de futebol e banho de piscina.

Já a noite o Levante Popular da Juventude esteve presente e fez uma análise da conjuntura trazendo a discussão do Congresso do Povo, um processo para garantir o debate sobre o golpe que culminou na perda de direitos do povo brasileiro.

No último dia de encontro a juventude foi até a comunidade de Colônia no município de Igací para um intercâmbio com o agricultor e técnico em agroecologia Cícero Florentino. Onde lá receberam aula de como fazer biofertilizante, composto orgânico e peletização de sementes.

Assim o MTC fortalece a juventude camponesa de sua base e caminha em passos firmes na construção de um campo onde a vida floresça em abundância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*