LINHAS DE APOIO – FUNPET

O Fundo Nacional de Permanência na terra – FUNPET, é uma iniciativa de fomento, de apoio a pequenos projetos e empreendimentos solidários . Tem como missão promover o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidade acompanhadas pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras e do Campo – MTC e seus parceiros

LINHAS DE APOIO

O FUNPET de acordo com Art.35 do seu estatuto realiza suas atividades por meio da sua linha de apoio especifico.

Fundo de Apoio a Pequenos ou execução direta de Projetos sociais

Tem como finalidade desenvolver ou apoiar pequenos projetos visando garantir a melhoria das condições de vida dos camponeses e sua permanecia na terra.Esta linha de apoio se dar em regime de fundo perdido ou dupla participação para o desenvolvimento sociais, ambientais,culturais  e econômico das comunidades camponesas.

Fundo de Devoluções Solidárias

Tem como finalidade receber a devolução solidaria de indivíduos, grupos de base e associações beneficiada com projetos do FUNPET e repassar para novos pequenos projetos da permanecia na terra em regime de dupla participação ou devolução solidaria ou fundo perdido assim os lucros e vantagem de negocio do fundo uma parte será para sua manutenção e outra parte será destinado para fundo de luta.

Fundo de Luta

Tem como finalidade apoiar ações de mobilização em defesa da permanecia na terra e auxilio os militantes do MTC Brasil em situação de injustiça social e vulnerabilidade social.

Fundos Doações de Campanhas

Com finalidade arrecadar recursos financeiro de membros dos grupos de base, amigos e apoiadores do MTC para serem destinados 60% sob o valor arrecadado para apoiar pequenos projetos de permanecia na terra e  20% para garantir despesas das campanhas e 20 % da arrecadação será destinada ao fundo de luta do MTC.

FUNDO DE MICROCRÉDITO SOLIDÁRIO

O Fundo de microcrédito solidária tem como base a metodologia Gold (Grupos de Oportunidades Locais de Desenvolvimento), inspirada em uma experiência adotada na Índia para combater a miséria e a pobreza no País. Introduzido e adaptado à realidade brasileira pela Visão Mundial, ele tem sido considerada “como uma inovação em nível internacional em financia solidaria.

O Fundo é voltado a garantir a acesso de microcrédito solidário a individual ou a grupos de base ou grupo de produção. Esses grupos fazem uma lista de compras e o FUNPET compra direto no fornecedor e repassa em forma de fenecimento de credito aonde o grupo tem ate 12 meses para devolução com taxa de juros pequena.

O crédito individual é concedido em reais ou em produto ou serviço para apóia a ampliação do caratê produtivo e social de sua propriedade. Contudo, a linha de credito individual contempla o financiamento de credito para consumo ou produtivo é importante FUNPET começar “devagarzinho” e aos poucos ir aumentando a oferta de novos microcrédito para o solicitante.

Para acessar o crédito individual o agricultor deve esta participante do MTC e de um Gold porque os membros recebem individualmente o crédito, mas em um perspectiva comunitárias de desenvolvimento, porque o FUNPET não tem interesse lucrativo por isso toda credito  simplesmente  e voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária.  Seu objetivo é promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo. Baseia-se no apoio às iniciativas da economia popular e solidária em seus diversos âmbitos, como:  de pequenos empreendimentos produtivos, de prestação de serviços, de apoio à comercialização e o vasto campo das pequenas economias populares.

Como acessar apoio ou crédito do Fundo?

Para solicitação apoio ou credito pelo fundo serão atendidas mediante envio de solicitação a secretaria nacional do fundo através de uma carta de apresentação de projeto coletivo ou individual assinada por um dirigente nacional do MTC e da apresentação de plano de trabalho/plano de aplicação de recurso e devolução de recurso humano ou financeiro ao FUNPET.

O processo seletivo de projeto será por meio de avaliação transparente, conduzida por um Comitê de Seleção indicado pela diretoria do fundo e pelo Conselho Curador que após os projetos aprovados serão feito o repasse de recurso para uma entidade legalmente constituída que assinará um contrato em nome da mesma se responsabilizando pelo rapasse de recurso aos grupos terceiros sendo assim os grupos de base ou empreendimentos da economia solidária. Só poderão receber recurso através de uma entidade jurídica.

No caso solicitação individual de microcrédito será feita o depósito na conta bancaria do solicitante após assinatura do contrato
Atenção: Os grupos ou indivíduos e entidades que receberem recurso do fundo e não prestarem conta não poderão ser beneficiado novamente além de responder judicialmente pelos atos praticados.