Funpet inaugura Casa da Agricultura de Baixo Carbono em Alagoas

Assessoria – Foto: Reprodução

O Fundo Nacional de Permanência na Terra (Funpet) em parceria com a Fundação Brasileira de desenvolvimento sustentável inaugurou na cidade de Batalha, localizada a 182 km de distância de Maceió. A Casa de Agricultura de Baixo Carbono uma iniciativa que  tem como intuito ampliar a adoção de praticas sustentáveis nas propriedades familiares através das atividades do projeto Caatinga Sustentável visando a prática do sequestro de carbono, termo utilizado para indicar a exclusão do gás carbônico (CO₂) da atmosfera e transformação em oxigênio (O₂).

Segundo o Coordenador do FUNPET, Adriano Ferreira, a casa servirá como elemento base para o início dos trabalhos do projeto rural Sustentável Caatinga. (PRS Caatinga) Financiada pelo BID e o Governo da Inglaterra. “É onde estaremos desenvolvendo várias atividades com as propriedades agrícolas, com o objetivo de descarbonizar as suas propriedades e também possibilitar o desenvolvimento local da região da bacia leiteira”.

“Também será o ponto de encontro dos nossos agricultores para o processo de formação e troca de experiência com os nossos especialistas”, completou.

Além de contribuir na transformação de gás carbônico em oxigênio, a Casa pode trazer crescimento econômico, através do acesso ao crédito de carbono.

“O acesso ao crédito de descarbonização é um dos objetivos que iremos trabalhar e com esse processo a gente vai retomar para investir micro crédito rural, para trabalhar com a formação de jovens e também incentivar para que eles possam fazer um processo degenerativo das suas propriedades, junto com a sua família e trazer vida digna para o sertão”.

Dando o ponta pé inicial com 120 pequenos agricultores da região, no projeto vai ser  investidos mais de 1 milhão de reais, com varias ações de formação e de organização da produção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


*