O MÉTODO CAMPONÊS – EDUCAÇÃO

O Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras do campo – MTC ao longo de sua historia tem se desafiado a construir uma metodologia de fazer educação do campo em suas bases que expresse a própria identidade do movimento, a parti do ano de 2008 foi iniciado uma experiência de educação de jovens e adultos chegando alfabetizar mais 800 jovens e adultos mais ainda não foi possível implanta um método próprio de ensinar e aprender que atende-se os sujeitos do campo como protagonista da historia.

Só no ano de 2012 foi realizado o I seminário e curso de educadores e educadoras da Terra em parceria com Universidade Estadual de Alagoas –Uneal através do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – Procampo, aonde os educadores impulsionando pelo tema: MTC que Educação queremos ? Foi construído uma concepção de educação do próprio MTC que tem demarcado o seu ponto de vista afirmando,que o MTC defende a educação camponesa para o/no campo, que seja alicerçada na cultura, no saber e na vivência dos sujeitos do campo, que seja capaz de transformar a realidade das injustiças sociais do campo e promover a garantia de permanência dos povos do campo no campo.

Construir a EDUCAÇÃO DO CAMPO QUE QUEREMOS exige considerar que essa luta começa com o DIREITO de acesso a escolas NO CAMPO. E mais. Queremos MAIS escolas no campo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, mas não nos interessa qualquer escola, senão aquela que seja expressão dos saberes produzidos pelo povo campesino, em diálogo com a diversidade de saberes acumulados pela humanidade. Uma escola que nos ajude a construir as ferramentas para ler a realidade de forma crítica, que nos ajude a construir vínculos positivos com o campo, que considere os trabalhadores e trabalhadoras do campo enquanto sujeitos portadores de um saber, o campo enquanto espaço de possibilidades e não enquanto lugar da falta.

Alimentada no neste modelo de educação queremos para o campo brasileiro que foi criado o Método camponês,um jeito de novo de ensina e apreender,um método do MTC em construção que vem sedo aplicado junto os seus educadores em seus espaço de vivência e de construção de uma educação libertadora.

Conheça melhor o método camponês aqui