Por Mayrá Lima
Pela primeira vez, Eliane Farias embarcou em um avião e foi para fora do Brasil. O destino? Ciudad Real, Espanha. A pescadora representou o Brasil e as mulheres do município alagoano de Jequiá da Praia em palestra realizada durante a conferência internacional de comemoração do 40º aniversário da Associação de Família e Mulheres do Meio Rural (AFAMMER), associação espanhola que apoia o trabalho de mulheres rurais.
Luquinha, como é conhecida Eliane Farias, foi compartilhar com mais de 400 mulheres de todo o mundo a experiência do trabalho que transforma a casca do siri em adubo orgânico. O projeto Reflorescer é realizado por mais de 50 mulheres de Jequiá da Praia e ajuda na despoluição da Lagoa Jequiá, no mesmo município. Além disso, a iniciativa, que possui o apoio do Movimento dos trabalhadores e trabalhadoras do Campo (MTC), garante renda para as mulheres da Associação de Mulheres em Ação de Jequiá (AMAJE).
“Eu fiquei muito feliz em representar todas as mulheres rurais; mulheres do Brasil, de Alagoas e, principalmente, de Jequiá da Praia; nós mulheres rurais, mulheres pescadoras, mulheres que pegam no pesado, precisamos muito do reconhecimento e nos fortalecermos umas às outras”.
O convite para a conferência na Espanha ocorreu depois que a AMAJE, que é composta por pescadoras, marisqueiras, artesãs nas comunidades ribeirinhas, foi premiada com o primeiro lugar no prêmio nacional “Mulheres Rurais Espanha Reconhece”. Em abril de 2022, a Embaixada da Espanha do Brasil concedeu a honraria às mulheres de Jequiá da Praia, que concorriam ao prêmio em dinheiro com mais de 400 trabalhos inscritos de todo o país.
“A minha palavra na Espanha foi sobre a união e o fortalecimento das mulheres. Porque nós sozinhas somos fracas, igual a fio de cabelo. Mas se a gente juntar todas as mulheres do Brasil e do mundo; se pegarmos os nossos cabelos e juntarmos, podem puxar, esticar que ele não se quebra facilmente. Nós juntas, na mesma marcha sobre os nossos direitos, a luta, a terra, o trabalho, vamos vencer e obter muitas conquistas daqui pra frente”, disse Luquinha, que também preside a AMAJE.
Além do MTC, o projeto conta com o apoio da prefeitura de Jequiá da Praia, do ICMBio Reserva de Jequiá, além do projeto Terra Mar, da Rede Costa dos Corais.
Deixe uma resposta